Federação Nacional das Apaes – FENAPAES – apóia campanha de alerta ao uso de álcool na gravidez

Banner 80x120

Dia 09 de Setembro – Dia Internacional de Alerta para os Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF)

Assim como a Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM) o faz, e outras ações como PAI-PAD que é a sigla do PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS PARA PREVENÇÃO E ATENÇÃO AO USO DE ÁLCOOL E DROGAS NA COMUNIDADE. (http://paipad.org/o-pai-pad/) nós também, estamos apoiando essa Campanha Mundial em 2015 em prol da conscientização do não uso de bebida alcoólica durante a gestação.

O slogan da campanha é muito significativo “Too Young to Drink” – “Jovem Demais para Beber”

Na qualidade de Coordenador Nacional de Prevenção e Saúde da Federação Nacional das Apaes, não poderia deixar de aproveitar nesse momento do Dia Internacional de Alerta para os Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF) para chamar a atenção dos profissionais que atuam junto ao Movimento Apaeano, (2.177 Apaes no Brasil) para que, em suas ações junto a comunidade, quando falarem de prevenção de deficiência intelectual, enaltecer o alerta sobre o uso de álcool durante o período gestacional.

Beber álcool durante a gravidez pode causar danos ao feto que irão perdurar ao longo da vida..
Esses nove meses vão pesar por toda uma vida.

Vamos deixar os bebês livres do álcool. O conjunto de danos ao feto devido ao beber durante a gravidez é denominado de Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF), equivalente a FASD, em inglês. O álcool pode lesar o cérebro, o coração, os olhos e outros órgãos do bebé. As crianças com TEAF podem ter muitas dificuldades: de aprendizagem, de controlar seus atos e de fazer amigos.
Os TEAF, apesar de afetar a todos nós, são 100% evitáveis e podem ser prevenidos.

 

http://www.cdc.gov/ncbddd/fasd/alcohol-use.html

 

PAI-PAD é a sigla do PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS PARA PREVENÇÃO E ATENÇÃO AO USO DE ÁLCOOL E DROGAS NA COMUNIDADE.

http://paipad.org/o-pai-pad/

 

Leave a Reply