POSSUMweb – Pictures Of Standard Syndromes and Undiagnosed Malformations

 

 

POSSUM web (http://www.possum.net.au/) é um banco de dados de dismorfologia (área da genética médica que estuda e busca interpretar os padrões de crescimento humano e as anomalias morfológicas). O termo “Dismorfologia” foi primeiramente empregado por David Smith na década de 1960. As anomalias morfológicas incluem as malformações, disrupções, deformações e displasias [1]. Padrões de anomalias morfológicas, por sua vez, são agrupados em síndromes, sequencias e associações
– Uma ferramenta de software navegador da web que podem ajudar no diagnóstico de síndromes genéticas em determinados pacientes, através da análise do conjunto de sinais dismórficos detectados
– Útil ferramenta no ensino da genética médica e nos ambulatórios de genética médica, assim como nas escolas especiais onde são atendidas pessoas com deficiência intelectual ou múltiplas. Aqui no Brasil, extremamente útil nas Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). No Brasil existem 2.151 Apaes.
Fornece um mecanismo de busca flexível, economiza tempo e esforço em pesquisa e cruzamento de informações para estabelecer a hipótese diagnostica de uma síndrome genética.
O banco de dados POSSUM inclui informações sobre mais de 4000 síndromes, incluindo múltiplas malformações, anormalidades cromossômicas, displasias esqueléticas, doenças metabólicas, vinculados a mais de 30.000 imagens, incluindo fotos, raios x, tomografias, diagramas, e histologia.
Seleção por características pesquisa no banco de dados, resultando em uma lista de possíveis diagnósticos.
comentários síndrome e imagens quando disponíveis fornecem informações detalhadas sobre os principais atributos clínicos, diagnósticos diferenciais, imagens e genética.

POSSUMweb

Copyright (c) 1984 – 2015 Murdoch Childrens Research Institute.
All rights reserved.

www.possum.net.au
Murdoch Childrens Research Institute,
Royal Children’s Hospital, Melbourne, Australia.

 

Leave a Reply