Síndrome do X Frágil

Será lançado brevemente em Curitiba, um programa que irá colaborar na divulgação e orientações aos familiares das pessoas com a Síndrome do X Frágil. Aguardem !

DSC07013

Histórico Da Entidade Proponente

O INSTITITUTO ZECA MUGGIATI, fundado em 2010, é uma associação civil sem fins lucrativos, idealizado pela família Muggiati, prestando uma homenagem em vida ao senhor Zeca Muggiati, pela sua intensa participação em ações sociais em prol de várias entidades.

O Instituto Zeca Muggiati tem como objetivo social, desenvolver e patrocinar projetos que visam à efetivação de direitos fundamentais de qualquer natureza, principalmente no que tange à área socioambiental, mediante a promoção da educação ambiental, da defesa, da preservação, da conservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, bem como nas áreas desportiva, cultural e de ciência e tecnologia.

Desde sua fundação em dezembro de 2010, vem organizando suas ações, através de pesquisa de campo em comunidades, entidades e órgãos públicos responsáveis.

Em 2011, uniu-se ao Instituto Lico Kaesemodel em beneficio da reforma e adequação do espaço físico do projeto Núcleo de Formação Indicador, da Associação Beneficente De Mãos Unidas, que tem como objetivo desenvolver atividades sócias educativas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da região sul de Curitiba- PR. Após a reforma que foi concluída no final de 2012, o projeto teve início e está em pleno funcionamento, atendendo em média 60 crianças diariamente.

A partir de 2012 passou a desenvolver o Projeto Vila Viva, na comunidade do Jardim Guatambu, bairro Tatuquara, Curitiba, com o objetivo de promover o desenvolvimento comunitário, através da implantação de oficinas, propondo um enfoque voltado à sustentabilidade, saúde e autoestima.

Entre as oficinas, destacam-se: mutirão de limpeza, arte nas calçadas, casas modelo, plantio de árvores, culinária e aproveitamento total dos alimentos, sabão caseiro, palestras motivacionais, palestras sobre meio ambiente, entre outras.

No decorrer de um ano e meio de atuação, constatou-se a relevância e a necessidade de desenvolver um projeto voltado à divulgação da Síndrome do X Frágil, devido ao quadro clinico  apresentado pelos pacientes e a vivência prática constatada no dia a dia pelos membros do Instituto Zeca Muggiati.

DSC07012

Leave a Reply